Brooklyn Brewery lança lager em lata no Brasil e anuncia outros dois rótulos para 2020
Se tem uma coisa que descobri com o Racha uma Breja é que os consumidores em geral têm dois preconceitos meio que enraizados quando falamos em cerveja: lager e lata.
Todas as cervejeiras com quem conversei até hoje colocam a culpa na indústria. Faz sentido. Afinal, a nossa memória de cerveja barata e de qualidade duvidosa costuma ser …a de uma lager em lata.
Qual não foi minha surpresa, então, quando descobri que a nova-iorquina Brooklyn Brewery, hoje com operação também no Brasil, ia lançar justamente a sua lager em lata no país (a cerveja já era comercializada em long neck e em chope).
No Brasil desde 2018, a cervejaria abriu operação no Paraná junto com a Maniacs para conseguir produzir alguns de seus rótulos in loco.
A iniciativa parece ser mais rentável do que exportar para o mundo todo. E visa diminuir a pegada de carbono da marca que, ao produzir no local, não precisa exportar lotes e lotes de cerveja pelo mundo.
Encarei o lançamento como um bom sinal. Se vingar, pode ser um indício de que os consumidores estão se abrindo para outros estilos. O preço, no entanto, talvez seja um impedimento: deve custar aproximadamente R$ 12,90 nos mercados e lojas especializadas.
Ainda que a notícia seja interessante, os hábitos de consumo continuam mirando nas IPAs: “Hoje os brasileiros consomem mais a Brooklyn IPA do que a Lager. Esse é um fenômeno que só acontece aqui”, me disse Iron Mendes, CEO da marca no Brasil.
(O causo me fez lembrar de quando a cervejaria Avós, que só trabalha com lagers, lançou a “Não tem IPA?” em irônica homenagem aos barbudos bebedores de cerveja conhecidos como ‘Hop-Heads’).
Independentemente do estilo, a lata também é um fator que inspira (desnecessária) desconfiança no consumidor. Reza a lenda que o preconceito vem de longa data.
Porque os produtores artesanais, em geral pequenos, não tinham equipamentos ou condições de envasar as suas cervejas em latas, criou-se uma ideia de que as cervejas servidas em garrafas têm mais qualidade.
Mas a verdade é que a lata, em comparação com a garrafa, é o recipiente que melhor preserva o frescor da cerveja, “além de ser mais prática para o transporte”, lembra Mendes.
Se mesmo assim o consumidor não estiver nem aí para uma lager honesta em lata, a Brooklyn irá lançar no primeiro trimestre de 2020 dois outros rótulos clássicos da marca: a Sorachi Ale e a Defender IPA. Mas por enquanto só em chope.