Cervejaria americana New Belgium chega ao Brasil com três rótulos até o fim do ano
A quarta maior cervejaria artesanal dos Estados Unidos, a New Belgium, lançará na próxima quinta-feira (7) dois rótulos no Empório Alto de Pinheiros (EAP), em São Paulo: a Fat Tire (uma Amber Ale) e a Voodoo Ranger (uma IPA).
Quem for ao lançamento conseguirá comprar as latas de 355 ml com mais de 50% de desconto (em vez de R$ 30, pagará R$ 13).
Casey Kjolhede, representante da New Belgium que estará no Brasil para o lançamento, me contou que a expectativa para a entrada da cerveja no país é grande.
“Eu estimo que será bem quista pelos brasileiros por causa da procura que tivemos nos últimos anos. Além disso, a Fat Tire tem muito valor, enquanto marca. Acho que terá uma grande aceitação”, explicou.
Na empresa há 18 anos, Casey me contou que, apesar da New Belgium ser uma grande e reconhecida cervejaria nos Estados Unidos, tem sido cada vez mais difícil competir no mercado das artesanais: “Antigamente havia muito menos concorrência. É incrível ver como o mercado evoluiu”, contou.
Do Colorado, a ideia da cervejaria surgiu depois que Kim Gordon e Jeff Lebesch (à época casados) voltaram de uma viagem que fizeram de bicicleta (!!!) pela Bélgica, em 1988.
Em 1991, instalaram o seu primeiro equipamento na garagem de casa, em Fort Collins, para tentar reproduzir as cervejas belgas que haviam experimentado durante a viagem. Em junho do mesmo ano estavam vendendo a Fat Tire no Colorado Brewers Festival.
De lá até aqui a cervejaria cresceu horrores e, hoje, produz mais de 15 rótulos fixos e 900 mil barris por ano.
“Acompanhamos o crescimento do mercado e tivemos que inovar, lançar novas cervejas para as gerações que estão começando a beber legalmente. O que notamos é que os millennials estão consumindo menos álcool e fumando mais maconha”, resumiu Casey.
“Para essa geração, percebemos que faz mais sentido lançarmos cervejas menos alcoólicas e com poucas calorias”, disse.
Com duas instalações nos EUA (Fort Collins, no Colorado e em Asheville, Carolina do Norte), a marca exporta para alguns países da Europa (como Suécia e Irlanda), Japão, Coreia do Sul e, agora, para o Brasil.
Segundo Teles Hortencio, gerente de marketing da divisão de cervejas da Interfood (importadora responsável pela operação), o Brasil receberá a Fat Tire e a Voodoo Ranger neste mês, a Citradelic (uma Tangerine IPA) a partir de dezembro e duas Sours até o fim de janeiro: a Wood Cellar Reserve Single Foeder Felix, e a Wood Cellar Reserve Single Foeder Oscar.
Os primeiros rótulos serão vendidos em lojas especializadas em São Paulo e, a partir de janeiro, devem ser distribuídos para o resto do país.
Lançamento dos rótulos Fat Tire e Voodoo Ranger, da cervejaria New Belgium Brewing
Empório Alto de Pinheiros, 7/11, quinta-feira, às 19h
Rua Vupabussu, 305 – Pinheiros – São Paulo